Prefacio por Silvia

Prefácio por Silvia

            Este livro é fruto de anos de dedicação aos pacientes com dor, a doentes crônicos e complexos e à neurociência da percepção sensitiva. Aprendi com meu pai e mestre José Tadeu Tesseroli de Siqueira muito mais do que técnicas de tratamento e de diagnóstico. Ele me ensinou uma forma sensível e humana de tratar os pacientes e as pessoas com carinho e amor fraternal, e a ser sensível aos seus tantos sofrimentos perante as mazelas da vida. É dessa forma que procuro cuidar dos pacientes, dos meus alunos e de todas as pessoas com as quais me relaciono: com respeito, dedicação e empatia.
A forma como os pacientes e as pessoas lidam com a espiritualidade, que consegue modificar curso de doenças e da dor crônica, sempre intrigou. Como cientista, minha biblioteca pessoal inclui diversos trabalhos e livros técnicos, mas também visões filosóficas da percepção sensorial, uma vez que estudar a sensibilidade sempre foi uma de minhas principais linhas de pesquisa, oportunidade dada pelo meu mestre Manoel Jacobsen Teixeira no Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Mas, afinal, como a espiritualidade pode mudar esses pacientes? Minhas resposta foi chegando com tantos trabalhos e livros tanto no campo da saúde como na física que demonstraram que é possível, perante os novos paradigmas.
            Minha aluna Camilla apareceu em minha vida como fisioterapeuta de uma dor cervical, e assim iniciou uma parceria. Ela trazia a vontade de investigar a espiritualidade na dor. Sua dedicação e compromisso levaram à conclusão de uma dissertação de mestrado, algumas publicações, e uma profunda amizade. E é dessa amizade e parceria que surgiu a ideia desse livro. Talvez nosso encontro estivesse em nosso destino.

            O objetivo aqui é ajudar pessoas a melhorarem suas vidas e enfrentarem suas doenças, dores e problemas com a espiritualidade. Não se trata de uma tese ou artigo científico, é o resumo das experiências vividas como especialista e praticante. Apesar de não haver o objetivo de demonstrar aqui precisão técnica, procuramos apresentar as várias evidências científicas contemporâneas ou não acerca da espiritualidade e seus efeitos no sistema nervoso, na secreção de hormônios e no balanço físico. Porém, as informações foram apresentadas com uma linguagem simples porque queremos que sejam acessíveis e úteis. A intenção é que você, de qualquer religião que seja, ou até cético, consiga saborear a leitura e aproveitar de forma prática para seu dia a dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução